Reclamação via app ANATEL Consumidor

Hoje é possível efetuar reclamações contra sua operadora para a Anatel em seu site, conforme o artigo Como fazer reclamação na Anatel, presencialmente em todas as capitais conforme o link e agora da maneira mais prática possível, através de um app em seu celular.

O nome do app disponibilizado pela Anatel para os clientes das operadoras poderem fazer reclamações, solicitar informações ou efetuar uma sugestão a sua operadora de telefonia é o Anatel Consumidor.

Disponível para download no Google Play Store e na Apple Store para instalar em dispositivos Android e IOS sem grandes dificuldades.

Não colocamos diretamente o link de download do aplicativo em nosso artigo, porque normalmente estes links poderiam levar você a downloads de aplicativos modificados por pessoas mal intencionadas, que procuram meios de roubar informações e utilizar seu dispositivo para efetuar crimes, desta forma, aconselhamos você a nunca instalar nada que não esteja no repositório da Google ou da Apple em seus dispositivos para evitar este tipo de problema.

Como instalar o app Anatel Consumidor

Sistema Android

No sistema Android para efetuar a instalação do aplicativo vá ao Google Play Store, e efetue uma pesquisa de app pelo nome "anatel consumidor" conforme a imagem.

Neste momento serão exibidos os resultados da busca, onde o primeiro resultado é o app a ser instalado.

Para instalar basta clicar no app e posteriormente no botão instalar. Após estes passos será efetuado o download e instalação do app automaticamente

Sistema IOS

No sistema IOS, para efetuar a instalação do aplicativo vá ao Apple Store e efetue uma pesquisa de app pelo nome "anatel consumidor", conforme a imagem.

Neste momento serão exibidos os resultados da busca, onde o primeiro resultado é o app a ser instalado.

Obs: Se você possui Ipad deverá alterar o primeiro campo da pesquisa para "Só IPhone", na parte superior esquerda da tela, senão o app não será exibido para a instalação.

Para instalar basta clicar no app, posteriormente no botão obter, e em seguida em instalar. Após estes passos será efetuado o download e instalação do app automaticamente

Obtendo o número de protocolo de sua operadora

A primeira coisa a se fazer para abrir a reclamação na Anatel é obter o número do protocolo de atendimento de sua operadora.

Infelizmente é isto mesmo, você deverá primeiro reclamar na sua operadora para obter o número de protocolo que eles são obrigados a fornecer, para assim poder abrir a sua reclamação na Anatel utilizando o número de protocolo fornecido.

Este número é normalmente fornecido no começo ou final do atendimento, seja ele por telefone ou por outros meios como site e emails, e será atrelado a sua reclamação na Anatel para que sua operadora verifique os problemas no atendimento interno.

Abrindo uma reclamação no app Anatel Consumidor

Cadastrando o usuário no app

A primeira coisa que devemos fazer para usar o app da Anatel é cadastrar o usuário. Entretanto caso você já possua um usuário cadastrado no site da Anatel bastará utilizar o mesmo usuário e senha para acessar o aplicativo.

Para cadastrar o usuário no app basta clicar em Cadastrar para iniciar o processo de criação do usuário.

Se você não estiver vendo o botão Cadastrar, basta clicar em registrar solicitação para que o mesmo seja exibido para você.

No cadastro são solicitados CPF, Nome, Email, Telefone, CEP entre outros dados conforme imagem.

Diferente do site, os campos obrigatórios não estão marcados com um * ou em negrito, o único campo não obrigatório do cadastro é o Complemento, mas aconselho a preencher, caso você possua a informação.

Após terminar o preenchimento do cadastro, basta clicar em Cadastrar para finalizar o operação e poder iniciar a utilização do app.

Não é solicitada uma confirmação do cadastro por email, muito comum neste tipo de cadastro, logo, bastará entrar com o usuário e senha cadastrado para logar no app.

Registrando sua reclamação

Para iniciar o processo de registro da reclamação clique em Registrar Solicitação conforme imagem

Em seguida clique na opção Reclamação conforme abaixo.

Agora deverá ser selecionado o serviço para o qual você deseja fazer a reclamação contra sua operadora, onde temos as opções: Celular Pós-Pago, Celular Pré-Pago, Fixo, TV por assinatura, Banda Larga Fixa, mais opções conforme imagem

Selecionando qualquer uma das opções de serviço aparecerá uma lista de problemas pré cadastrados pela Anatel, onde você deverá escolher a que melhor se emprega ao seu caso para poder prosseguir com a reclamação.

Esta lista é bem completa e possui praticamente todos os problemas que as pessoas reclamam das operadoras como: Atendimento, Cancelamento, Cobrança, Bloqueio, Suspensão, Qualidade, Ressarcimento, entre outras opções que você poderá conferir.

Selecionando uma destas opções será exibida uma nova lista de opções específicas relacionadas a primeira opção selecionada.

Exemplo: Escolhendo a opção de cancelamento aparecerão na página as opções: Cancelamento indevido, Desistência da solicitação de cancelamento entre várias outra opções possíveis.

Selecione uma dessas opções para podermos prosseguir com o processo de abertura da reclamação.

Agora serão fornecidos os dados específicos de sua reclamação, como o número de protocolo da operadora, o qual você deverá possuir em mãos para registrar sua reclamação, junto com a informação do reclamado, onde você deverá selecionar a sua operadora, local e a descrição do problema que você está enfrentando.

Você tem um bom espaço para a descrição do problema, desta forma, detalhe o que ocorreu e como a operadora efetuou o atendimento, e o que você espera de sua operadora como solução para o seu problema

Após o preenchimento destes dados você deverá clicar em Registrar para completar o registro de sua reclamação no app.

Neste momento aparecerá a opção de você anexar algum documento, como um pdf, ou imagem junto a sua reclamação para servir como prova documental do problema enfrentado.

Esta opção de anexar documento em sua reclamação é muito utilizada em casos de cobranças indevidas, cancelamentos, ou inclusões indevidas de seu nome no SERASA.

Com a conclusão desta etapa o registro de sua reclamação na Anatel estará finalizada, e agora basta aguardar a resposta de sua operadora.

Em caso de você querer efetuar seu registro de reclamação de outra maneira sem ser pelo app Anatel Consumidor clique no link para aprender a fazer a reclamação pelo site ou pessoalmente nos postos de atendimento.



Palavras chave:

  • anatel focus login
  • reclamação anatel
  • anatelfocus
  • anatelconsumidor
  • anatel reclamações
  • abrir reclamação na anatel
  • app anatel
  • registrar reclamação na anatel
  • como fazer uma reclamação na anatel
  • consultar reclamação anatel
  • anatel focus
  • como fazer reclamação na anatel